Araras são mortas a tiros, e moradores se revoltam: ‘Absurdo’
18/03/2025
(Foto: Reprodução) Até o momento, a Secretaria de Meio Ambiente registrou cinco araras mortas a tiros. A suspeita das autoridades é que o barulho das aves esteja incomodando. Polícia Civil investiga morte de araras que estão sendo baleadas em Rubiataba
Araras-canindé foram encontradas baleadas em Rubiataba, na região central de Goiás. A Polícia Civil, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, investiga as mortes e realizou uma perícia nas palmeiras onde as aves montam os ninhos. Os moradores da região estão revoltados com a situação.
“Todo mundo gostava de ficar vendo as araras aqui de tardezinha. O ‘trem’ mais bonito do mundo é aquelas araras. Não sei como uma pessoa tem coragem de fazer uma coisa dessa. Um absurdo”, disse a dona de casa, Irma Jesus de Carneiro, em entrevista à TV Anhanguera.
Segundo a polícia, os ataques começaram no fim do ano passado. Até o momento, a Secretaria de Meio Ambiente registrou cinco araras mortas a tiros. A suspeita das autoridades é que o barulho das aves esteja incomodando. A investigação tem como objetivo encontrar alguma marca que possa identificar o atirador.
Cerca de 15 testemunhas já foram ouvidas e a polícia está realizando um levantamento para saber quais moradores têm porte ou posse de arma. Conforme as investigações, a suspeita é que o atirador more perto da praça onde as araras se concentram, no centro da cidade.
LEIA TAMBÉM:
OUTRO CASO: Famosa nas redes sociais, Arara Pipoca morre após ter asas cortadas e levar choque em fiação
VÍDEO: Cantor se surpreende após arara pousar na cabeça dele durante pescaria
ONÇAS: Bióloga viraliza ao abraçar onças durante passeio em instituto em Goiás
Revolta
Araras são mortas a tiros, em Rubiataba
Reprodução/TV Anhanguera
Em um dos casos registrados, uma arará-canindé foi encontrada escondida debaixo de um carro, após ser atingida por um tiro. A ave foi resgatada, atendida por uma veterinária e encaminhada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA, em Goiânia.
"É um patrimônio da nossa cidade, do nosso estado, as araras-canindé. Não faz mal a ninguém. Deve ter alguém incomodado", ressaltou Alcides Braga, Secretário do Meio Ambiente de Rubiataba.
O secretário ressaltou ainda que o caso está sendo investigado e o autor dos disparos deve responder na Justiça por maus-tratos aos animais.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás